SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas qualifica policiais que conduzirão cães farejadores na detecção de substâncias

terça, 03 de fevereiro de 2026

Efetivo será empregado para detectar drogas, armas de fogo, explosivos, bem como busca e captura, e busca e resgate

 

 

Vinte e um alunos, entre policiais militares do Amazonas e representantes da Polícia Militar de Roraina (PMRR) e da Força Aérea Brasileira (FAB), estão sendo capacitados com treinamento intenso e técnicas avançadas, no segundo Curso de Detecção de Substâncias da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães. O intuito do curso é qualificar policiais para atuarem em operações que se exijam o emprego de cães farejadores de substâncias, como drogas, armas de fogo, explosivos, bem como busca e captura, e busca e resgate.

 

De acordo com o coordenador do curso, capitão PM Matheus Andrade, a capacitação, iniciada no dia 19 de janeiro e com o término previsto para o dia 13 de fevereiro, tem elevada relevância para a instituição, ao proporcionar o aperfeiçoamento técnico dos participantes e reforçar a preparação profissional, refletindo diretamente na eficácia dos serviços prestados à sociedade.

 

“É durante o curso que podemos fazer planejamentos para ações futuras, principalmente nas operações que utilizamos o nosso cão detector, como a Base Arpão. A Base Arpão é um dos melhores laboratórios para o curso, para os alunos de detecção de substâncias. Lá, eles podem ver na prática real como utilizar o cão, como conduzir e como se comporta a criminalidade que busca burlar o sistema de segurança pública para fazer o narcotráfico aqui na região amazônica”, explicou o coordenador.

 

A expectativa, destaca o coordenador, é preparar profissionais qualificados na detecção de substâncias, ampliando a capacidade de resposta da segurança pública e fortalecendo as ações de enfrentamento ao crime organizado.

 

“O curso tem modalidades específicas que auxiliam o detector de substância. Matérias como seleção de filhotes, entender como se comportam os compostos orgânicos voláteis e entender também como utilizar as técnicas de busca são matérias essenciais para se formar um excelente detector de substância”, explicou o coordenador.

 

No curso, os policiais são avaliados por desempenho profissional e conduta militar que envolvem atributos como desempenho no cumprimento das missões, controle emocional, relacionamento com público interno e externo, iniciativa, assiduidade, espírito de corpo, apresentação pessoal, entre outros.

 

A grade curricular contempla disciplinas como Teoria Geral do Faro de Substâncias; Técnicas de Varredura com Cão I em Ambiente Confinado (estruturas prediais e embarcações); Técnicas de Varredura com Cão II em Ambiente Aberto (Veículos, pessoas e campo aberto); Inteligência Aplicada, Gerenciamento de Crises em Ocorrências de Alta Complexidade, além de outras disciplinas.

 

A importância da CIPCães no Amazonas

 

A Companhia Independente com Cães, subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), é uma unidade crucial para a segurança pública no estado do Amazonas. Atuando em diversas frentes, a CIPCães participa de operações em ambientes civis, de segurança em eventos, de prevenção a rebeliões e fugas em presídios, além de patrulhamento e atividades de cinoterapia. Sua atuação envolve, também, a colaboração com comandos metropolitanos e operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente em regiões de proteção ambiental.

 

FOTOS: Samara Aires/PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 – 1841.

terça, 03 de fevereiro de 2026



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR