SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas recebe 600 aprovados em concurso para início dos cursos de formação

segunda, 30 de março de 2026

Cursos têm início, nesta semana, com 500 alunos soldados e 100 cadetes_
 

Os 600 novos convocados no concurso público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) se apresentaram, na manhã desta segunda-feira (30/03), na sede do Quartel do Comando-Geral da corporação, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, para iniciarem os Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD).

Os aprovados foram convocados pelo governador Wilson Lima, no dia 30 de dezembro de 2025, depois de terem sido classificados no concurso público de 2022, após 11 anos sem certames para a Segurança Pública do Amazonas.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressalta que a apresentação dos futuros policiais militares ultrapassa o número inicial de vagas previstas e reforça o compromisso com o policiamento em todo o estado.

“É importante frisar que 1,5 mil policiais militares já foram formados e, recentemente, formamos também 100 aspirantes, que já estão reforçando o policiamento em todas as áreas de Manaus e no interior. Vale ressaltar também a importância do trabalho integrado das forças de segurança e o investimento do Governo do Estado, tanto na formação de novos policiais, quanto na aquisição de equipamentos e tecnologias, que vem aprimorar essa prestação de serviço para a sociedade”, reforçou o comandante-geral.

Os cursos de formação são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM. O CFO é comandando pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar e o CFSD pelo Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os oficiais terão cerca de 3 anos de curso pela frente e os soldados devem concluir um ano de curso para serem integrados às fileiras da Polícia Militar do Amazonas.

Para os primeiros meses de curso estão previstas as atividades de instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normas Gerais de Ação (NGA), Regulamento Interno de Serviços Gerais (RISG), Treinamento Físico Militar (TFM), Ordem Unida, instruções sobre Regulamento de Continências (RCONT) e Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas (RDPMAM), Assunção do serviço interno, Lei de Organização Básica (LOB) e Administração da PMAM, atividades operacionais, entre outras.

Realização de um sonho

Entre os novos integrantes do CFO, o sentimento é de emoção e conquista. A cadete Gisah, de 32 anos, uma das 100 aprovadas, destacou a realização de um sonho construído com esforço e expectativa, marcando o início de uma jornada de formação dedicada à liderança e ao serviço à sociedade.

“Hoje é o início de um sonho, não só meu, como de toda minha família e de mais 99 cadetes. Serão três anos de intenso treinamento, de aprendizado. E eu tenho fé e esperança que ao final do curso nos tornaremos líderes, capazes de integrar o corpo de oficiais da Polícia Militar do Amazonas para servir à população da melhor forma possível”, declarou, emocionada, a cadete.

E entre os alunos do CFAP, o clima é de motivação e compromisso com a missão policial. O aluno soldado Gabriel Emerick, de 30 anos, enfatizou que o ingresso na PMAM representa a concretização de um sonho.

“O sonho maior de estar na PMAM é servir e proteger a sociedade amazonense. E nossa motivação, desde o concurso, nos motivou para estarmos aqui com muito mais garra, mais vontade e mais convicção do que nós queremos. E nosso intuito futuramente, como soldados formados, será prestar um bom serviço, ajudar a sociedade e combater a criminalidade”, destacou o aluno soldado Gabriel.

Convocações

Os novos alunos fazem parte do grupo de 800 convocados pelo governador Wilson Lima, em dezembro de 2023, que participaram dos certames realizados, em 2022, para vagas na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Militar (PMAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM).

O primeiro chamamento dos aprovados no concurso da PMAM de 2022 foi realizado em 2023, quando foram convocados 1.121 da Polícia Militar, sendo 1 mil soldados, 100 oficiais combatentes e 21 oficiais de saúde.

Em fevereiro de 2025, foi realizada a segunda convocação para a PMAM, com 627 convocados, entre eles 500 soldados, 120 oficiais combatentes e sete oficiais de saúde.

Foto: Vitória Veras/ PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 - 1841.

segunda, 30 de março de 2026



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR