Polícia Militar integra ações de segurança para campanha de vacinação contra o H1N1

segunda, 18 de março de 2019

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) integra as ações do esquema especial de segurança, com policiamento e monitoramento nos locais de imunização da campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Estado.

O início da campanha está marcado para esta quarta-feira (20/3). Na manhã desta segunda-feira (18/03), uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul de Manaus, definiu como será a ação.

Além da PMAM, participaram da reunião representantes da Secretaria e Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

De acordo com o chefe da Seção de Operações do Estado Maior da PM, tenente-coronel Dias Figueiredo, as forças de segurança estão preparadas para garantir a normalidade da campanha de imunização.

“A Polícia Militar vai dar apoio em todos os locais de vacinação, tanto da capital quanto no interior. Estaremos utilizando a estrutura do CICC para qualquer situação que exija um esforço maior”, afirmou.

Em todo o Estado, haverá 1.535 salas de imunização. A distribuição das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde foi feita de forma conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. O plano é distribuir um milhão de doses para a população amazonense.

A campanha deve começar por Manaus e municípios da Região Metropolitana, que têm acesso mais rápido. A capital amazonense terá 455.090 vacinas.

Horário – Em Manaus, dez unidades de saúde vão funcionar em horário ampliado, até às 21h. Conforme o tenente-coronel Dias Figueiredo, estas unidades receberão uma atenção especial. “Estaremos atentos a esses locais e vamos reforçar o efetivo”, disse.

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas, que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Fazem parte do grupo de risco as crianças de seis meses a menores de seis anos incompletos, idosos acima de 60 anos, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, portadores de doenças neurológicas, pessoas com comprometimento pulmonar), trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Operação – A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, tratou a campanha de vacinação como uma operação de guerra, dada a necessidade de imunizar mais de um milhão de pessoas em tempo hábil.

A diretora disse ser fundamental o apoio da SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi). “Estamos contando com o apoio e a estrutura do CICC para que possamos ter uma campanha organizada e segura”, disse.

De acordo com a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na última sexta-feira (15/03) pela FVS, foram notificados 586 casos, sendo 106 positivos para H1N1 e 92 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Destes casos, 26 evoluíram para óbito por H1N1, sendo 21 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, foram seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

segunda, 18 de março de 2019