SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Proerd completa 21 anos de atuação na Polícia Militar do Amazonas com mais de 680 mil estudantes atendidos

sábado, 02 de dezembro de 2023

Evitar o envolvimento de crianças e adolescentes com o tráfico de drogas está entre os objetivos do programa

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) comemora, neste ano de 2023, 21 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação foi implantada em 2002, inicialmente, na cidade de Manaus e, posteriormente, chegou aos municípios da Região Metropolitana e do arco de fronteira. Até agora, mais de 680 mil estudantes foram atendidos pelo programa, que traz, em sua essência, a conscientização de crianças e jovens sobre a importância de se manterem afastados das drogas e orientações sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.

 

Com a missão de levar uma polícia ostensiva de caráter instrutivo e pedagógico para as escolas públicas estaduais e municipais, as atividades do Proerd são divididas por faixa etária e série. Para os estudantes da educação infantil e séries iniciais, são apresentadas ações lúdicas com temas voltados às regras e sinalização de trânsito, cuidado ao sair de casa, prevenção de acidentes domésticos comuns na idade infantil, cuidados no que diz respeito ao manuseio de produtos alimentícios e não-alimentícios e como lidar com as emoções.

 

Já para os alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, os temas são voltados para escolhas seguras e responsáveis, como se manter longe do uso de entorpecentes e da violência; e a sempre acionar os pais, os responsáveis e a instituição policial em casos de necessidade.

 

“A dinâmica a ser trabalhada em cada colégio é escolhida com base nas informações repassadas pela direção escolar. Relatos, na maioria das vezes, envolvendo episódios de violência e uso drogas. A presença dos policiais militares nas unidades escolares colabora para a diminuição dos índices relativos à criminalidade e fortalece o trinômio: Polícia, Escola e Família”, explica o coordenador do Proerd, tenente-coronel PM Alisson Henriques.

 

O público-alvo são alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental I (Proerd Kids); 5° ano do Ensino Fundamental I (Proerd Caindo na Real); 7° ano do Ensino Fundamental II (Proerd Real) e os estudantes do 9° ano à 3ª série do Ensino Médio (Proerd Ensino Médio). Ao final do programa é realizado formatura e entregue certificados aos participantes.

 

Proerdianos em números

 

Somente neste ano, cerca de 22.256 alunos, em 150 escolas municipais e estaduais, na capital e no interior do estado, participaram do Proerd. Em 2022, 10.912 estudantes fizeram parte das atividades do programa. De 2002 a 2023, foram atendidos mais de 680 mil crianças e adolescentes.

 

Proerd no interior

 

A Polícia Militar do Amazonas realizou a formatura, no dia 22 de novembro, de 320 novos proerdianos, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus).

 

E em Coari (a 363 quilômetros da capital) foi realizada a formatura de 5.600 alunos do Proerd, na quinta-feira (30/11). O evento foi no Centro Cultural da cidade.

 

“É uma grande satisfação ver os nossos alunos, não só da capital, mas do interior também, recebendo os certificados. Isso mostra que estamos cada vez mais ampliando o nosso trabalho. Somos gratos por mais este ano intenso de atividades. Fechamos 2023, com um saldo mais que positivo. Tudo isso só nos impulsiona a continuar”, ressalta o coordenador do Proerd, tenente-coronel Henriques.

 

Equipe

 

Os policiais Proerd são classificados em três classes de atuação: Instrutor, Mentor e Master/Facilitador. A formação dos policiais militares, que atuam no programa, é realizada por meio de cursos de qualificação com carga horária determinada pela classe que ocupam na estrutura do programa.

 

Esporte

 

Além das atividades tradicionais, o Proerd também realiza eventos esportivos para os alunos. Um exemplo é o Torneio de Futsal. Em 2023, a 2ª edição ocorreu no mês de outubro, no Clube do Trabalhador, localizado na avenida Cosme Ferreira, São José I, zona leste.

 

A atividade foi uma homenagem ao comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva. O objetivo foi promover a interação entre os participantes do programa, assim como também celebrar o Dia das Crianças.

 

Ao todo participaram do evento, 20 times, compostos por estudantes com idades entre 9 e 10 anos, das escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e dos Colégios Militares da Polícia Militar (CMPM I, V, VII e VIII).

 

As equipes vencedoras receberam troféus das mãos do comandante-geral, coronel Klinger, além de camisas, lanche e transporte viabilizados pela Associação Amigos do Proerd Amazonas (AAPAM). A entidade foi criada em 2008 pelos instrutores, familiares, gestores e professores das escolas atendidas. É uma organização sem fins lucrativos e visa angariar recursos para subsidiar as ações do Programa.

 

FOTOS: Divulgação / PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271).

sábado, 02 de dezembro de 2023



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.