Sistema Paredão: em menos de 24 horas, Polícia Militar recupera 6 veículos na capital

sexta, 21 de janeiro de 2022

Utilização do Cerco Inteligente de Videomonitoramento foi decisivo para o êxito das ações policiais

Com auxílio do cerco inteligente, o Sistema Paredão, do Governo do Estado, a Polícia Militar, recuperou em menos de 24 horas, seis veículos utilizados para cometer atos criminosos, em diversas áreas de Manaus.

Em uma das ações por volta das 8h36 de quarta-feira (19/01), policiais militares na viatura 6137 da 10ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), localizaram a motocicleta modelo Honda CG Titan, cor preta e placa OAH-6241, na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada, na zona oeste, que foi devolvida com êxito ao proprietário. Na mesma manhã, outra motocicleta modelo Honda CG 160, cor vermelha e placa QZS9B96, foi resgatada por militares da 12ª Cicom na viatura 6169, por volta das 11h11, na avenida Torquato Tapajós, no sentido da saída da capital. A moto também foi repassada ao proprietário que foi orientado sobre a retirada do registro de restrição na delegacia competente.

Policiais militares da 18ª Cicom na viatura 7225, por volta das 15h30, recuperaram também na avenida Torquato Tapajós, bairro Novo Israel, o carro modelo Fiat Mobi, cor vermelha e placas RFM-0132, que foi utilizado por suspeitos ocupantes, para efetuar furtos com uso do dispositivo conhecido por “Chapolin”, na zona centro-oeste. O veículo e os indivíduos suspeitos foram conduzidos ao 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os devidos procedimentos. Outro automóvel modelo Gol, cor cinza e placas QZY2H77, o qual estava sendo utilizado para a prática de roubos na cidade, foi abordado pela equipe militar de Força Tática 05, na avenida Tenente Roxana Bonessi, bairro Monte Pascoal, na zona leste. Nos procedimentos, o motorista foi informado da denúncia e aos militares ele informou ser motorista do transporte por aplicativo, e que havia buscado um passageiro no referido endereço para levá-lo a uma drogaria na avenida Max Teixeira, conduzindo-o novamente ao endereço de origem e que desconhecia a denúncia envolvendo seu veículo.

Diante dos fatos, o motorista levou a equipe ao endereço do acusado de roubo, onde os policiais encontraram em posse de objetos frutos do roubo, sendo um aparelho de inalação e uma quantia de R$ 88 em dinheiro. A equipe Tática, então, conduziu ambos à drogaria onde a vítima reconheceu o indivíduo de idade não informada como autor do crime, em seguida os conduziu ao 6º DIP para as demais medidas.

Em outra ocorrência, por volta das 20h27, policiais militares do Batalhão de Choque, na viatura 9761, localizaram o carro modelo Gol, cor preta e placas JXA-8855, na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte. Conforme as informações, o veículo estaria sendo usado para cometer crimes de furtos, também com o dispositivo “Chapolin”. O veículo foi entregue no 6º DIP para as providências de polícia judiciária. Por fim, em outra ação por volta das 21h52, policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) na viatura 8151, localizaram e abordaram outro veículo modelo Gol, cor branca e placas PBH-9088, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, na zona leste da cidade. O carro era suspeito de transportar armas, drogas e munições.

O comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, reforça que a implantação do Paredão está colaborando diretamente na resolução diária das ocorrências policiais. “É notório a atuação positiva do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, porque estamos conseguindo vários êxitos desde a sua implementação”. O novo sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima, em julho de 2021.

Cerco inteligente - O “Paredão” é um sistema de monitoramento de câmeras da capital interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), formando uma barreira eletrônica de alta tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. Com o sistema é possível identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra a ordem pública e a segurança de pessoas e patrimônios.

Denúncia – A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190.

FOTO: Divulgação/PMAM

Mais informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841.

sexta, 21 de janeiro de 2022