SSP deflagra operação Inquietação e reforça policiamento nos 62 municípios do Amazonas

quinta, 23 de junho de 2022

Reforço no policiamento será feito de forma integrada com a participação de todas as forças de segurança do Amazonas

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) deflagrou, nesta quinta-feira (23/06), a operação Inquietação que visa reforçar o policiamento nos 62 municípios do Amazonas para combater o tráfico de drogas e reduzir o registro de ocorrências policiais. A intensificação nas ações policiais é uma determinação do governador Wilson Lima.

O anúncio da operação foi feito pelo titular da SSP, general Carlos Alberto Mansur, durante coletiva de imprensa ocorrida no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.

“Essa operação que está sendo lançada hoje vai ter apoio aéreo, temos os nossos helicópteros, o apoio dos drones. Hoje os drones estão sendo muito importantes na utilização para podermos enxergar mais à frente. Estamos utilizando as lanchas blindadas, estamos usando paredão, que hoje são mais de 500 câmeras. É um sistema inteligente que capta fotografias de carros e motos”, disse o general.

O reforço no policiamento será feito de forma integrada com a participação de todas as forças de segurança do Amazonas: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Manaus

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Vinícius Almeida, destacou que, apesar de terem sido enviados 500 policiais para Parintins, a operacionalidade em Manaus não foi abalada, tendo em vista que 90% dos servidores atuam na administração da polícia. “Sequer uma viatura diminuiu, muito pelo contrário, nós propiciamos mais horas de serviço extra gratificado potencializando o policiamento”, afirmou.

O coronel Vinícius disse que, especificamente em Manaus, serão intensificadas as barreiras policiais em todas as zonas da cidade, com reforço nas áreas onde o serviço de inteligência indicar.

“As nossas forças especializadas, somando-se a nossa tropa convencional, farão esforço conjunto com a Polícia Civil, com o Detran, de maneira integrada, faremos uma grande operação que vai se estender até na segunda-feira, garantindo a segurança pública daqueles que não vieram para Parintins e continuam em Manaus”, acrescentou o coronel.

De acordo com o diretor do policiamento do interior, delegado Guilherme Torres, a atuação da Polícia Civil ocorrerá em duas frentes. “A primeira será fazendo o trabalho de polícia judiciária, cumprimento de mandado de busca e prisão. E nessas mesmas áreas a PM vai fazer a ação ostensiva, fazendo as abordagens, fazendo a presença nesses locais em que foram delimitados como pontos mais críticos de atuação do tráfico”, relatou.

Mais informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841.

quinta, 23 de junho de 2022