Wilson Lima participa de formatura de 404 policiais que vão reforçar segurança pública no interior

segunda, 25 de outubro de 2021

Novos policiais, aprovados em concurso de 2011, foram convocados pelo governador em 2020

O governador Wilson Lima comandou, nesta segunda-feira (25/10), a solenidade de formatura de 404 soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

O evento marcou o início da atuação plena dos novos policiais nas ações de patrulhamento ostensivo nas ruas. Os novos praças da PMAM foram aprovados no concurso da corporação em 2011 e convocados pelo governador Wilson Lima em agosto de 2020. Eles irão reforçar o policiamento ostensivo no interior do estado.

“Hoje também nós estamos fazendo justiça a esses homens e mulheres que estão aqui e que se dedicaram, mas acima de tudo assumiram um compromisso. Vocês fizeram um juramento, honrem a farda que vocês estão utilizando, que essa farda lhes credencia para serem representantes do Estado onde quer que vocês estejam. Vocês têm um papel fundamental de proteger a nossa sociedade e ajudar todo o nosso sistema de segurança a combater a criminalidade e dar tranquilidade para o nosso povo”, frisou Wilson Lima.

Durante a formatura, o governador informou que os novos praças que se enquadrarem nas normas de disciplina da PM serão lotados nos municípios de origem. Disse ainda, que o Governo do Amazonas já destinou para o orçamento da PMAM o valor de R$ 20 milhões para reformar quartéis do interior, oferecendo uma estrutura adequada aos militares.

Os prefeitos de São Sebastião do Uatumã, Jander Almeida; de Autazes, Andreson Cavalcante; de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa; e de Guajará, Ordean Gonzaga da Silva, estiveram presentes na formatura, além de deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

Os mais de 400 policiais militares passaram por dez meses de curso de formação teórica e prática. No curso de formação, o Governo investiu na preparação, capacitação e aperfeiçoamento dos novos agentes públicos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Ayrton Norte, enfatizou a importância do aumento no efetivo, principalmente para reforçar as unidades policiais do interior do estado, onde ficarão à disposição do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

“Esses homens só vão nos ajudar a aumentar a nossa capacidade de operação, o aumento do efetivo é muito importante, principalmente para o interior do estado. Nós temos uma defasagem muito grande nos municípios do Amazonas, e o governador com o olhar muito clínico, olhar de estadista, resolveu formar essa turma, e grande parte vai para o interior, sem dúvida, para que a gente possa completar os quadros da Polícia Militar no estado e possa proporcionar ao cidadão de bem uma melhor segurança”, ressaltou o comandante da PMAM.

Formação – O  curso realizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFap), em parceria com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), iniciou no dia 23 novembro de 2020, e foi concluído pelos servidores em 25 de outubro de 2021, totalizando 10 meses de estudo teóricos, treinamento e formação tática. Durante o período de formação, para contribuir no enfrentamento da Covid-19, os alunos soldados trabalharam arduamente em prol da logística, transportando cilindros, equipamentos e materiais destinados ao combate ao Covid-19.

Para o novo soldado, André Lins, o momento é de gratidão. “Agradecer ao governador do Estado pela oportunidade, ao nosso comandante-geral, a todos que deram esse apoio, ao corpo docente onde a gente aprendeu muita coisa, a gente aprendeu muitas lições de vida e agradecer do fundo do meu coração à minha família inteira”, disse.

As famílias estiveram na cerimônia, e o momento foi de emoção. A esposa de André, Eliana Lins, esteve na solenidade com o filho do casal. O sonho da criança era ver o pai virar policial. “É o momento mais importante da minha vida. E primeiramente agradeço a Deus, que esse sonho hoje realizado, eu dou graças a Deus e ao governador Wilson Lima que tornou possível esse sonho de menino. Estou muito feliz, muito feliz mesmo”, disse Eliana.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, o ingresso de mais de 400 homens e mulheres nas fileiras da corporação faz parte dos investimentos do Governo do Amazonas do plano para reestruturação da segurança pública Amazonas Mais Seguro.

“O investimento é grande, o Governo do Estado está investindo na segurança pública. Nós tivemos na última sexta-feira (22/10), o lançamento do Cerco Inteligente, nós tivemos uma operação muito exitosa, tivemos 39 ocorrências, fizemos a fiscalização em 39 veículos e, destes 39, nove já foram apreendidos por estarem irregulares, ou seja, foi um sucesso absoluto. Vamos continuar sempre de modo que a prioridade seja a segurança pública”, disse o secretário. Além disso, ressaltou, o governador anunciou concurso público para todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Amazonas.

FOTOS: Diego Peres/Secom

segunda, 25 de outubro de 2021