TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quinta, 18 de janeiro de 2024
Desempenho é fundamental para impactar na redução de indicadores criminais
No ano de 2023, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou ações que resultaram grandes apreensões e prisões. Decorrência de operações da instituição ou integradas deflagradas na capital e no interior, além do trabalho de patrulhamento de rotina e denúncias anônimas.
A Companhia de Operações Especiais (COE) e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), unidades especializadas da PMAM, estiveram à frente de ações importantes na segurança pública, que impactaram diretamente a atividade criminosa na capital e interior do Estado.
De acordo com dados da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da PMAM, a Rocam foi a especializada da corporação que mais prendeu e apreendeu pessoas no ano de 2023. Foram 276 maiores detidos, 53 foragidos recapturados e 23 adolescentes apreendidos. Ainda no ranking da PMAM, a Rocam aparece como a segunda unidade policial da corporação que mais apreendeu armas de fogo, com 133 armas retiradas de circulação.
O subcomandante da unidade especializada, major Almir Nascimento, destaca a função da unidade policial, coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), que é responsável por atender ocorrências de maior complexidade.
“A Rocam tem por atribuição combater a criminalidade violenta e as organizações criminosas de todo Amazonas, através do policiamento ostensivo, realizando patrulhamento tático especializado em áreas de incidência de crimes, mediante a abordagens e incursões. Atuamos em reintegração de posse, revistas prisionais, dentre outros”, explicou.
Ações de combate ao tráfico
As ações de combate ao tráfico de drogas em 2023 resultaram na apreensão de 21,7 toneladas de entorpecentes. Deste número, a COE apreendeu 3,1 toneladas do material ilícito, sendo a unidade policial da PMAM que mais apreendeu drogas em 2023, em operações conjuntas com a Polícia Federal.
Além do número registrado em grandes ocorrências, a PMAM ainda apreendeu cerca de 75 mil trouxinhas em ações na capital e interior do Amazonas, destaque para o trabalho de patrulhamento de rotina realizado pelas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms). Deste número, 28.240 trouxinhas de entorpecentes foram apreendidas pela 18ª Cicom.
“A 18ª Cicom tem intensificado o policiamento ostensivo nas áreas de maior incidência criminal conforme estudos da estatística, além disso, todos os dias, realizamos a Operação Ajuricaba em toda zona norte da capital. Os bons resultados da 18ª Cicom reflete o comprometimento dos seus policiais que estão 24h por dia empenhados em garantir a segurança para a população dos bairros Novo Israel, Terra Nova e Colônia Santo Antônio”, destacou o comandante da 18ª Cicom, capitão Ernani Neto.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, os resultados alcançados pelo trabalho especializado e diário das equipes de policiais militares, refletem diretamente para que haja impacto nos indicadores criminais, fortalecendo o papel da corporação de inibir crimes e levar segurança à sociedade.
“Quando o policial militar retira uma arma da rua ele evita que um roubo, sequestro ou qualquer outro tipo de violência seja praticado contra o cidadão. Quando o policial militar apreende drogas, sejam as trouxinhas ou em grande volume do material ilícito, o crime sofre um baque no financiamento de suas ações. Nossas equipes fazem acompanhamento diário das ações criminosas, seja pelos dados repassados pela Inteligência para atenção em determinada área, seja com a experiência de cada policial que conhece a área e municípios em que estão”, enfatizou o comandante-geral.
Armas de fogo
A PMAM apreendeu 1.171 armas de fogo durante o ano de 2023, na capital e no interior. A Força Tática foi o batalhão responsável pela maioria das apreensões, com 133 armas de fogo retiradas de circulação. Na última semana de 2023, só a Força Tática apreendeu 21 armas de fogo em 24h.
Ainda de acordo com os dados, a Força Tática também se destacou no número de prisões de pessoas, ficando em 2º lugar no ranking com 225 detenções.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fotos: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271)
quinta, 18 de janeiro de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular