SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Companhia de Operações Especiais: tropa de elite da PMAM atua em ações complexas e de risco

terça, 10 de agosto de 2021

Operações especiais de contraterrorismo, patrulhamento em áreas de alto risco, gerenciamento de crise, e ação em eventos críticos. É nestes cenários que os policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) são empregados. Há três décadas, a tropa de elite da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) desempenha um papel fundamental e único nas operações especiais, nos ambientes rurais e de selva.

São snipers, mergulhadores, operadores táticos e rurais inseridos em locais de fronteira e grandes rios, como o Solimões e o Negro. As ações, exigem altíssimo treinamento por conta da complexidade das operações, em sua maioria estão relacionadas ao combate ao narcotráfico.

Para realizar ações dessa natureza, a COE utiliza processos a pé, por terra, motorizado, náutico e aéreo para deflagrar ações em eventos extraordinários que extrapolam a capacidade operacional das demais unidades e batalhões da PM. No meio urbano, os agentes da COE atuam no patrulhamento em locais de alto risco. Possuem todas as alternativas táticas dentro de um cenário de crise, tais como a negociação policial, tiro de comprometimento e intervenção tática. E também atuam nas ações de contraterrorismo.

O comandante da COE, capitão Ladislau Szezypior Neto, relembra a criação e a primeira configuração da companhia no policiamento do Amazonas, ainda com outro nome, na década de 1990.

“Devido à necessidade de emprego de armamento, equipamentos e homens com treinamento especial, foi criado o Grupamento de Operações Especiais (GOE), em 1990, formado por policiais militares e policiais civis, para atuar em ocorrências especiais”, relembrou.

Simbologia e filosofia – Os militares do COE usam a caveira como símbolo e assim são conhecidos. A caveira representa o raciocínio, inteligência e a missão para as “Operações Especiais”. A faca na caveira simboliza a vitória da vida sobre a morte. Um “caveira” tem que seguir 11 mandamentos essenciais ao desempenho de sua função: agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, honestidade, iniciativa, lealdade, liderança, perseverança e versatilidade.

Atualmente, a COE é formada por um seleto grupo de militares: os Caveiras e Cateanos, que fazem da Companhia de Operações Especiais a sua filosofia de vida, pautados na integralidade e no respeito a suas funções.

Treinamento – A COE conta com 40 policiais militares que operam com o objetivo de preservar e restaurar a ordem pública, salvar vidas e aplicar a lei. Mas, para agir em ações deste nível, os policiais são treinados e capacitados em cursos de exigências altamente rigorosas, o curso de Operações Especiais (Coesp) e o de Ações Táticas Especiais (Cate).

Os treinamentos ocorrem no Amazonas, porém a COE conta com vários policiais formados em outras regiões do país, com intuito de adquirir novas doutrinas e conhecimentos.

Parcerias – Os policiais da COE atuam em parceria com diversos órgãos, cooperação motivada pela amplitude e complexidade das ações que estes militares executam. Uma das parcerias acontece na Operação Hórus, dentro do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal.

Também existe colaboração em missões com a Marinha do Brasil. A Companhia ainda atua na Base Fluvial Arpão, próximo ao município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Outros órgãos do Sistema de Segurança Pública do estado, que operam em conjunto com a COE, são o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), além do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

FOTOS: Pelegrine Neto e Acervo SSP-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): Tabajara Moreno (3652-2022, 99210-8956 e 99191-8322) e Édria Caroline (99192-2374). E-mail: assessoriasspam@gmail.com.
 

terça, 10 de agosto de 2021



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.