TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 08 de abril de 2025
Comissão formada por oficiais e praças da corporação vai acolher denúncias de casos de assédio na PMAM
Um marco histórico para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Na manhã desta terça-feira (08/04), oficiais e praças da corporação estiveram reunidos em solenidade no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, para a assinatura da Portaria da Política de Enfrentamento ao Assédio Moral e Assédio Sexual na PMAM.
O termo foi assinado pelo comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; ao lado do subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; do ouvidor e presidente da comissão, coronel PM Charles Seixas; e da diretora de Promoção Social (DPS), coronel PM Rejane Filgueiras.
O evento contou com a participação da procuradora de Justiça e ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Silvia Abdala Tuma, e de oficiais e praças da PMAM.
A Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e ao Assédio Sexual no âmbito da PMAM tem o objetivo de garantir um ambiente de trabalho digno, saudável, seguro e sustentável para todos os policiais militares, funcionários civis e prestadores de serviço da instituição.
A comissão é formada por oficiais e praças que atuam na Ouvidoria da PMAM, na Diretoria de Pessoal da Ativa (DPA), do Centro de Psicologia da Diretoria de Saúde (DS), da Diretoria de Promoção Social (DPS) e da Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD).
Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a criação da comissão e da portaria é de suma importância para encorajar os policiais militares, em especial as mulheres, a buscarem ajuda e apoio em casos de assédio dentro da corporação.
“Esta equipe de comando, aqui representado por mim, coronel Thiago Balbi e coronel Azevedo, e todos os oficiais que fazem parte da comissão, os comandantes e diretores, todos nós estamos buscando encorajar e que vocês saibam que esse comando vai estar sempre primando pela dignidade dos nossos policiais, principalmente das nossas mulheres policiais, que enfrentam essas dificuldades. Tenham coragem, porque vocês tem o comando ao lado de vocês”.
Além da portaria, foi realizada homenagem ao Dia da Policial Militar Feminina, comemorado no Amazonas no dia 1º de abril, em alusão a data de ingresso da primeira turma de mulheres na Polícia Militar do Amazonas, no ano de 1980. As veteranas capitão PM RR Izaura Souza Moura, da turma de 1980; a major PM RR Carmen Lúcia da Silva Falabelo, da turma de 1982; e a major PM RR Maria José Bernardo de Castro, da turma de 1985, receberam buquês de flores em agradecimento ao pioneirismo e dedicação a corporação e foram reverenciadas pelo Alto Comando e pelo público presente.
FOTOS: Michel Pereira e Samara Aires / PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841
terça, 08 de abril de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular