SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Em Manaus, PM realizou mais de 25 mil abordagens em ônibus do transporte coletivo

quinta, 12 de agosto de 2021

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) aumentou em 70% o número de abordagens aos ônibus do transporte coletivo em Manaus, no primeiro semestre deste ano. No período, foram 25,9 mil fiscalizações aos veículos que servem à mobilidade da população manauara. Os dados se referem à operação “Catraca” e englobam o trabalho de todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da capital amazonense.

 

No primeiro semestre deste ano, os casos de roubos a ônibus registraram redução de 13% na comparação com igual período do ano passado. As abordagens policiais aos coletivos são definidas a partir do mapeamento dos registros de Boletim de Ocorrência (BO). Além de inibir as ocorrências, esse trabalho também resulta na prisão de autores, muitas vezes em flagrante.

 

De acordo com a PM, só no último mês, a fiscalização aos coletivos resultou em 30 prisões em flagrante e a apreensão de nove armas brancas usadas em crimes. Ao todo, 126 mil pessoas foram abordadas pelos policiais e 358 porções de entorpecentes foram apreendidas.

 

De acordo com o coronel Cledemir Araújo, o número de abordagens é resultado de um trabalho diuturno que visa à redução da criminalidade e a efetiva segurança da população. “Nós adentramos nos coletivos para fazer a abordagem e também procuramos conversar com os motoristas, cobradores e passageiros para saber se há suspeitos nos veículos”, ressaltou.

 

Para garantir a segurança dos usuários do transporte alternativo, popularmente conhecido como “Amarelinho”, a Polícia Militar mantém uma parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

 

“Com a participação do IMMU, procuramos identificar os veículos problemáticos que andam nas avenidas da zona leste, que é uma zona de grande circulação de pessoas. Os indivíduos usam as ruas para praticar corrida, não respeitando os pedestres”, enfatizou o coronel da Polícia Militar.

 

Com o aumento das abordagens, os infratores têm adotado algumas estratégias para não serem pegos em flagrante. O material subtraído de passageiros vem sendo mantido sob a guarda de mulheres e até crianças, usadas para tentar dissimular que o criminoso é apenas mais um passageiro.

 

“Os infratores passam o material ilícito para mulheres e até para crianças porque acham que a PM não vai revistar”, salientou.

 

Prisões e apreensões – Entre as últimas prisões efetuadas durante a operação Catraca está a de um trio em posse de armas de fogo caseiras e facas, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul. Os policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) efetuaram as prisões na manhã do dia 20 de julho.

 

A ação ocorreu durante abordagem a um ônibus da linha 680, na avenida Felismino Soares. Em revista nas mochilas dos três indivíduos, foram encontradas três facas tipo peixeira, duas armas caseiras, uma arma de fogo calibre 38 e uma escopeta calibre 32, além de munições, roupas e bonés. Os três homens receberam voz de prisão e foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

 

Denúncias – Para prestar informações sobre quadrilhas ou suspeitos de roubos a coletivos, a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em casos emergenciais, é imprescindível fazer a ligação para o 190. Outra orientação é o registro do Boletim de Ocorrência, pois ele subsidia a realização de operações pelas forças policiais.

 

FOTOS: Tarcísio Haden/SSP-AM e Divulgação/PMAM

 

MATERIAL EM VÍDEO

Link para baixar: https://drive.google.com/file/d/1rvPkj8Byn5n-uGN-Z-bAia8xbNiZyWI0/view?usp=sharing

Conteúdo: Imagens de apoio de policiais militares fiscalizando os coletivos e fazendo abordagens. Entrevista com o coronel Cledemir Araújo

Imagens: Carlos Soares/SSP-AM e Tarcísio Heden/SSP-AM

 

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): Tabajara Moreno (3652-2022, 99210-8956 e 99191-8322) e Édria Caroline (99192-2374). E-mail: assessoriasspam@gmail.com.

 

quinta, 12 de agosto de 2021



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.