Material estava em um depósito e não possuía documento de origem
Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam, na manhã deste domingo (03/04), 51 sacos de carvão vegetal ilegal, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O material estava em posse de um homem de 64 anos, em um depósito, pronto para comercialização.
Por volta das 8h, as guarnições 1991 e 1999 receberam denúncia anônima, através do linha direta, informando que estaria ocorrendo a comercialização de carvão vegetal sem documento de origem na rua Irianeópolis, Conjunto Osvaldo Frota.
Já no local, foi constatado o fato. Ao todo foram apreendidos 22 sacos de carvão de 20 quilos; 21 sacos de carvão de 1,5 quilo e 8 sacos de carvão de 3 quilos. O material foi avaliado em R$ 889. O indivíduo e a carga foram conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ambiental – O Comando e o Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento outorgada pela autoridade competente configura crime ambiental, de acordo com o artigo 46 da Lei 9.605/1998, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.
Denúncias – A Polícia Militar orienta à população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de ações criminosas, por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.
FOTO: Divulgação/PMAM
Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.