TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 16 de janeiro de 2024
As ações distintas ocorreram após denúncia via linha direta e patrulhamento de rotina
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), em ações distintas, em Manacapuru e na cidade de Manaus, realizadas no sábado (13/01) e no domingo (14/01), apreendeu aproximadamente 106,7 m³ de madeira serrada ilegal, e maquinários.
Durante uma das ações, uma serraria que funcionava irregularmente sem as licenças de operação e Documento de Origem Florestal (DOF) foi fechada, e o proprietário, de 23 anos, preso por não apresentar a documentação obrigatória, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
Em Manacapuru, por volta das 12h30, a equipe ambiental recebeu uma denúncia, via linha direta, sobre o funcionamento irregular sem as licenças de operação e DOF.
Os policiais militares foram até o local para averiguar a denúncia, solicitaram a licença de operação ao responsável pela serraria, que se identificou como o proprietário, que informou não ter os documentos para comprovar a legalidade para funcionar.
Na serraria, foram apreendidos aproximadamente 97m³ de madeira serrada, duas serras dupla e uma destopadeira, totalizando cerca de R$ 244 mil em material e maquinário.
Diante dos fatos foi apreendido toda materialidade e o responsável conduzido para a delegacia de Manacapuru
No domingo (14/01), a ação do BPAmb resultou na apreensão 9,5M³ madeira serrada, tipo aduela, em uma embarcação no Porto da Manaus Moderna. A responsável pela barco, uma mulher, de 55 anos, foi presa por transporte ilegal de madeira.
Por volta das 7h30, durante patrulhamento pela Balsa Vermelha da Manaus Moderna, a equipe flagrou dentro de uma embarcação o material. A mulher informou que não tinha Documento da Origem Florestal (DOF), ou qualquer outro tipo de documento referente à madeira, caracterizando assim o crime ambiental.
Diante do fato, a ocorrência foi conduzida para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes configura crime ambiental; sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.
FOTO: Divulgação/PMAM
Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841 e Kamilla Lira (92) 99131-8271.
terça, 16 de janeiro de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular