TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
segunda, 13 de novembro de 2023
As ocorrências aconteceram durante patrulhamentos e denúncias relando desmatamentos, resgates de animais silvestres, apreensão de pescado e recuperação de veículos
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), intensificou, neste final de semana, as operações de fiscalização contra crimes ambientais, resultando em cinco ações distintas, em Manaus e na Região Metropolitana de Manaus (RMM), de combate às queimadas, desmatamentos, apreensão de pescado e apreensão de motocicleta com restrição de roubo.
Em uma das ações, os policiais militares Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), em apoio ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), receberam uma denúncia na sexta-feira (10/11), de queimadas no Ramal do Cobra, quilômetro 7, da rodovia 252, na estrada de Novo Airão. Ao chegar no local, foi constatada uma área desmatada e o autor não foi localizado. As equipes realizaram o registro fotográfico para fins de relatório.
Na segunda ação, em patrulhamento na Vila do Largo do Limão, as equipes identificaram uma retroescavadeira e uma caçamba operando na extração de minério em área de preservação permanente. Foram solicitadas as licenças para as atividades, mas não foram apresentados os documentos. Na ação, foram apreendidas a retroescavadeira e a caçamba.
Diante disso, o responsável pela obra e operadores foram detidos e conduzidos ao 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP) do município de Iranduba. Estima-se que para o crime o prejuízo chega a R$300.000.
Em uma terceira ocorrência ainda na sexta-feira (10/11), os policiais apreenderam aproximadamente 15 toneladas de pescado de pirarucu, no porto do Demétrio, bairro Educandos, zona sul de Manaus.
Os militares receberam informações da Companhia de Operações Especiais (COE) sobre uma embarcação com pescado suspeito. Os policiais foram ao local, onde encontraram a embarcação com aproximadamente 15 toneladas de pescado de pirarucu, em mantas in natura. O pescado apreendido se encontra em período de defeso.
O proprietário da embarcação informou que o pescado era de outra pessoa, mas que ele fugiu do local ao ver a chegada dos militares. Foi solicitada a documentação de origem do pescado, mas não foi apresentada.
Diante disso o pescado foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o proprietário da embarcação foi conduzido para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) para procedimentos legais. A apreensão equivale a um prejuízo ao crime de R$ 450.000.
Já na tarde de sábado (11/10), a equipe do BPAmb, em patrulhamento no bairro Viver Melhor, zona norte de Manaus, recebeu a solicitação de resgate de um ‘frango-d'água-azul’, conhecido também como jaçanã (Maranhão) que estava caído no quintal de uma residência.
A ave foi resgatada e conduzida aos Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Já em outra ação, também no sábado, os policiais militares prenderam um homem de 40 anos, na rodovia Carlos Braga, no quilômetro 5 do município de Iranduba.
Os policiais da Ambiental receberam denúncia de populares que um cidadão estava em posse de duas motocicletas que estariam com restrição de roubo. A equipe foi ao local indicado e, ao abordar o suspeito, verificou-se que duas motocicletas estavam com restrição de roubo e furto.
Diante dos fatos o homem recebeu voz e os veículos foram apreendidos, conduzidos ao 31º DIP para procedimentos cabíveis, ele foi autuado em flagrante, por receptação e adulteração de veículo automotor. Ainda na delegacia, foi verificado que o preso já possui passagem pela polícia por roubo, tráfico de drogas e receptação.
Crimes ambientais
O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) orienta a população que desmatar ou atear fogo em área particular e/ou pública de proteção; retirar, transportar ou guardar madeira e outros produtos de origem vegetal sem autorização do órgão competente, configura em crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei.
Para denúncias dessa natureza, a população pode entrar em contato no disque-denúncia 181, do 190 ou diretamente nos canais de comunicação do BPAmb, através dos telefones 98842-1547/ 98842-1553 e no e-mail: batalhaopmambiental_am@hotmail.com.
FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.
segunda, 13 de novembro de 2023
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular